Comitê Aprova Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Grande

Em reunião no dia 14 de novembro, em Jaboticabal/SP, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande) aprovou de forma unânime o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (PIRH Grande).


Este instrumento de gestão, que de forma integrada e participativa, subsidia e fortalece a atuação dos sistemas de gestão de recursos hídricos atuantes na bacia.


O PIRH Grande é uma iniciativa do Comitê Rio Grande, que instituiu um Grupo de Trabalho e Acompanhamento da Elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos do CBH Grande (GT Plano), com apoio técnico da Agência Nacional de Águas (ANA).  As atividades para elaboração deste instrumento começaram em junho de 2016 se encerrando em setembro deste ano. Neste período, o CBH Grande e os Comitês das 14 sub-bacias afluentes do rio Grande, atuaram de maneira coordenada e participativa.


O PIRH está voltado especialmente para a implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos e reúne dados atualizados sobre a bacia do rio Grande onde foram definidos cenários futuros, identificado áreas críticas, proposto diretrizes para os instrumentos de gestão, estabelecido objetivos e metas e definido ações de curto, médio e longo prazos.


O Plano constitui, assim, um ponto de partida imprescindível para a tomada de decisões rumo à sustentabilidade hídrica da bacia do rio Grande sob uma visão integrada dos seus recursos hídricos. Tendo assim, uma atuação contínua e articulada dos diversos atores envolvidos, permitindo-lhes gerir os recursos hídricos de forma efetiva, garantindo o seu uso múltiplo, racional e sustentável, em benefício das gerações presentes e futuras.